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10 características de um líder de sucesso

1. Tem inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das características mais presentes em líderes de sucesso e também a mais requisitada pelo mercado de trabalho.

A valorização dessa habilidade acontece porque é fundamental ter profissionais que consigam manter o equilíbrio das emoções e que saibam gerenciar os sentimentos frente às adversidades, tanto os seus quanto os dos outros.

Essa habilidade é de extrema importância porque esses profissionais conseguem manter um ambiente de trabalho saudável, além de passar por crises com melhor desempenho.

2. É empático
Empatia é uma característica fundamental para líderes de sucesso, afinal, gerir pessoas é entendê-las. Nem todas as pessoas compreendem, sentem e fazem determinada coisa da mesma forma.

Nesse sentido, ter uma liderança compreensiva, que saiba ouvir os seus liderados e, acima de tudo, se colocar no lugar do outro e entender aquele ponto de vista vale ouro. Principalmente em momentos de crise, na qual muitos colaboradores acabam sendo impactados e o rendimento tende a cair.

3. É inspirador
Algum líder já marcou a sua trajetória profissional? Temos certeza que sim! Afinal, uma das características marcantes de um líder de sucesso é ser inspirador e influenciar outras pessoas ao seu redor.

No trabalho em equipe ter essa característica é fundamental, principalmente aquelas com metas agressivas ou em mercados e nichos muito acirrados, como o de vendas e o financeiro.

4. Sabe dar e receber feedbacks
Engana-se quem acredita que um líder de sucesso sabe tudo. Na verdade, mostrar o seu lado humano e vulnerável faz com que a equipe sinta-se mais próxima e aberta a dar suas opiniões. Além disso, o verdadeiro líder sabe que críticas construtivas são sempre uma forma de evoluir profissionalmente e também pessoalmente.

Do outro lado, também é crucial que o bom líder saiba dar feedbacks que sejam construtivos e visam o bem-estar do colaborador e da equipe.

5. Toma decisões baseado em dados e percepção
Uma característica comum aos líderes de sucesso é tomar decisões baseadas em dados e fluxo do mercado. Afinal, eles sabem que nada parte do “achismo” e, sim, da capacidade analítica e da inteligência de mercado.

Uma decisão baseada em estatísticas faz com que os riscos diminuam consideravelmente, resguardando a empresa de grandes prejuízos que poderiam ser evitados.

6. Sabe resolver conflitos
Resolver conflitos é uma das aptidões mais requeridas do mercado, principalmente para quem deseja ocupar cargos de gestão. Afinal de contas, o líder deve manter um comportamento pacífico e diplomático para amenizar situações de conflitos de uma forma benéfica para todos os lados, seja com um cliente ou outras pessoas da equipe.

7. Sabe se comunicar
A comunicação é fundamental para quem lida diariamente com outras pessoas. Na gestão, ter essa habilidade é importante para transmitir com clareza o que deve ser feito, manter o bem-estar do ambiente ou até mesmo para motivar a equipe quando necessário.

Além disso, uma boa comunicação também inspira confiança e segurança no que está sendo dito.

 

8. Tem poder de persuasão
Nem sempre uma ideia será bem aceita. Em alguns casos, não porque ela é ruim, mas porque ainda não foi testada ou rompe com os padrões. Por isso, para ser um líder de sucesso e estar à frente do esperado é imprescindível ter essa habilidade.

Nesse ponto é importante deixar claro que persuasão em nada tem a ver com a manipulação! A persuasão é uma forma de utilizar argumentos para convencer o outro do seu ponto de vista, portanto, aqueles que dominam a técnica, em geral, também têm uma linha de raciocínio fluida e clara.

9. É curioso
Outra característica que os líderes de sucesso compartilham é a curiosidade. São pessoas que querem entender sobre vários assuntos e não cansam de aprender.

Isso faz com que a bagagem cultural e técnica seja vasta, influenciando diretamente em decisões mais assertivas e inovadoras.

10. Está por dentro das tendências
Por serem pessoas curiosas, também estão sempre presentes em eventos, palestras, congressos ou até mesmo nas conversas despretensiosas no horário de almoço.

Esse networking e o constante contato com novas tendências faz com que seja mais fácil resolver problemas com mais agilidade e assertividade.

Fonte: Unit

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Publicado por: Cleverson Lacerda

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