Saiba como equilibrar a necessidade de inovação e crescimento com o respeito aos valores e cultura de uma empresa
Você, líder ou gestor empresarial, já se viu numa situação onde precisa liderar mudanças significativas, mas enfrenta resistências internas na organização? Qualquer alteração nesse âmbito se revela um processo delicado e complexo, e um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais responsáveis é equilibrar a necessidade de inovação e crescimento com o respeito às tradições e à cultura organizacional.
Um recente artigo de Gianpiero Petriglieri, publicado pela Harvard Business Review, ajuda a entender como os líderes envolvidos nesse tipo de situação podem conduzir com sucesso seus planos de transformação em suas empresas.
Psiquiatra e professor especialista em comportamento organizacional, Petriglieri relata em seu texto o caso de Marinella Soldi, que, como diretora da Discovery Networks no sul da Europa, encarou dificuldades ao tentar implementar ações de reestruturação na empresa. Ao longo do processo, segundo Petriglieri, ela percebeu que a chave para superar as barreiras internas e efetivar seu plano de transformação era demonstrar seu compromisso com os valores e tradições da companhia.
Assim, o especialista defende que, para abordar a mudança organizacional desejada de maneira eficaz, os gestores precisam encontrar uma forma de trabalhar com a tradição – e não lutar contra ela. Veja abaixo algumas lições importantes deixadas por Petriglieri para efetuar as transformações que precisa na sua empresa:
1) Compreenda a tradição e a cultura da organização
Os líderes precisam entender a tradição e a cultura da organização e como esses fatores podem afetar a implementação das mudanças que propõem. Isso inclui compreender os valores e crenças compartilhados pelos membros da empresa e como eles podem se manifestar como “defesas sociais” contra a mudança.
2) Demonstre empatia e respeito
Líderes bem-sucedidos são capazes de demonstrar empatia e respeito pela tradição e pelos valores da organização. Isso significa reconhecer a importância das tradições existentes e entender como elas podem ter servido à organização no passado, mesmo que agora possam estar limitando seu crescimento e inovação.
3) Mostre que se importa com a missão e os objetivos organizacionais
Um dos aspectos cruciais para superar as chamadas defesas sociais e implementar mudanças com sucesso é mostrar que você se importa com a missão e os objetivos compartilhados pelos profissionais da empresa. Isso pode ser feito comunicando-se claramente que as transformações propostas são motivadas por um desejo de ajudar a organização a atingir seus objetivos e cumprir sua missão.
4) Envolva as pessoas na discussão
Líderes eficazes são capazes de envolver os colaboradores na discussão sobre a necessidade de mudança e como ela pode ser implementada. Isso significa criar um espaço aberto e inclusivo para o diálogo, onde as preocupações e objeções podem ser expressas e abordadas.
5) Seja flexível e adaptável
Por fim, os líderes bem-sucedidos na implementação de uma mudança organizacional, conforme ilustra Petriglieri, são aqueles que são flexíveis e adaptáveis. É importante estar disposto a ajustar a abordagem e as estratégias de mudança conforme necessário, levando em consideração os desafios e as oportunidades que surgem ao longo do caminho. Isso também inclui estar aberto a aprender com os erros e reconhecer quando é preciso fazer alterações no plano inicial.
Mesmo que o processo de transformação seja desafiador, é essencial para a evolução de qualquer organização. Lembre-se de que respeitar e valorizar as tradições não é incompatível com a busca por inovação e crescimento – na verdade, eles podem caminhar lado a lado, impulsionando sua empresa rumo ao futuro.
Fonte: Administradores