Empreender no Brasil não é uma tarefa simples, além de cuidar das vendas, estoques, atendimento e a qualidade dos serviços prestados, o empresário também tem que se preocupar com toda a parte burocrática para manter seu negócio em funcionamento.
Por isso, preparamos 5 dicas para você organizar e controlar a área contábil da sua empresa e manter sua empresa em pleno funcionamento.
1 – Registre todas as receitas e despesas da sua empresa
Para que seu negócio flua bem, é necessário que você conheça tudo o que entra e o que saí do seu caixa. Para isso, é preciso registrar todos os comprovantes de compra e de venda, como, notas fiscais e extratos bancários, contas a pagar, contas a receber, contratos de fornecedores e balanços de fluxo de caixa.
Nesse tópico recomendamos que você crie uma rotina de coleta e armazenamento dessas informações para que nada seja esquecido.
2 – Calendário de tributos e impostos
Organizar um calendário para o pagamento de tributos e impostos é outra dica para manter seu negócio em dia. Estar regularizado com as obrigações tributária da sua empresa é importante para evitar multa e juros por atrasos de pagamento.
Fique sempre atento a data dos pagamentos desses tributos. Empreendimentos que optam pelo simples nacional, por exemplo, tem mensalmente o pagamento da DAS, uma única guia com o vencimento todo dia 20 de cada mês.
3 – Utilize um software de gestão financeira
A melhor maneira de organizar as informações financeiras do seu negócio é através de um software de gestão financeira, com ele é possível conferir relatórios financeiros, fiscais, de vendas, de estoque, entre muitos outros.
Um software de gestão facilita a administração de contas a pagar e a receber, do fluxo de caixa, da entrada e emissão de notas fiscais, de estoque do negócio e outros setores da empresa. Assim, fica mais fácil registrar as movimentações financeiras da sua empresa e a criação de uma rotina contábil mais eficiente.
4 – Mantenha-se atualizado
Como dono de um negócio, você deve saber minimamente os conceitos básicos de contabilidade. Além disso, deve estar sempre antenado nas novidades do setor, que sofre mudanças ao decorrer do tempo.
Aproveite a internet para consumir mais conteúdos sobre tributos e conteúdo como este que você está lendo.
5 – Saiba escolher um parceiro contábil
Esse é o último tópico do artigo e também o mais importante, encontrar um contator ou um escritório contábil para gerir essas informações para você, dará mais tempo para você cuidar do crescimento do seu negócio.
Ter um setor contábil interno na sua empresa pode ser muito caro, por isso, a opção mais econômica é a terceirização dessa área. Encontrar um escritório contábil engajado que farão mais do que apenas gerenciar suas contas e servir como apurador de imposto, para você reduzir gastos desnecessários com impostos indevidos à sua empresa.
Seguindo essas dicas, você terá uma contabilidade organizada e sem mistério. Com as orientações corretas, você terá mais competitividade no mercado e sua empresa se destacará cada vez mais.
Fonte: Escritório Prado