Baseado em seus pontos fortes e fracos, em suas habilidades, o que você precisa para continuar se aprimorando? É neste momento que um bom conselho de um mentor faz toda a diferença
O mentor é uma figura muito mencionada no mundo profissional, principalmente no campo do empreendedorismo. Mas como saber a hora certa e como encontrar um que saberá lhe orientar corretamente pelo caminho certo? Baseado em seus pontos fortes e fracos, em suas habilidades, o que você precisa para continuar se aprimorando? É neste momento que um bom conselho faz toda a diferença.
Olhe para si mesmo
O primeiro passo é olhar para você mesmo e determinar em que estágio está em sua carreira e por que precisaria de um mentor. Pergunte-se: O que e quem quero ser daqui três, cinco anos?. Baseado em seus pontos fortes e fracos, em suas habilidades, o que você precisa para continuar se aprimorando? Faça uma análise profunda e pessoal antes de abordar um mentor.
Complete o ciclo
Leve a experiência adiante e seja você também o mentor de alguém. Você nunca para de aprender ao criar relações saudáveis com novas pessoas.
Encontre um caminho
Agora que você sabe para onde quer ir, é preciso encontrar o melhor caminho. Quem você vê em uma posição parecida com a que gostaria de ter dentro de sua indústria? Chegue até ele. Procure entre seus amigos e colegas de networking conexões com esta pessoa. Faça por merecer. Crie uma conexão com suas atitudes e conquistas, pois seu potencial mentor também está pensando: Por que eu?
Fique de olho
Fique atento a oportunidades de esbarrar com o seu mentor ou de concretizar algum encontro marcado on-line sempre que possível. Ofereça seu feedback sobre seus blogs, compartilhe artigos de interesse de ambos. Você pode encontrar mentores em escritórios, palestras de faculdade, cafés da manhã de networking ou on-line, com a ajuda do LinkedIn, por exemplo. Certifique-se de pedir por um encontro, e não para ser mentorado.
Seja comprometido
Se não está disposto a manter essa relação, é melhor procurar ajuda apenas nos livros e artigos de seu mentor. Não seja daquelas pessoas que apenas pede por conselhos, sem oferecer nada em troca. Dê continuação ao seu relacionamento com o mentor e saia de cada encontro sempre com uma nova recomendação, seja de pessoas para conversas ou de bons livros para ler.
Fonte: Forbes