fbpx

Blog

7 dicas para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ainda nos tempos pré-pandemia, alcançar um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal já era difícil. Agora, após mais de um ano de home office e isolamento social, administrar com harmonia os compromissos do trabalho e da vida tornou-se uma tarefa ainda mais complicada.

Uma série de estudos indicam que o desequilíbrio entre os afazeres pode levar ao aumento de estresse e problemas como insônia, depressão e ansiedade, contribuindo para o esgotamento mental e maior risco de problemas físicos.

Com todos esses malefícios em vista, já passou da hora de buscar um estilo de vida mais saudável, oferecendo atenção suficiente para cada uma das esferas da rotina, sem deixar que uma sufoque a outra. E, para isso, nada melhor que constância e paciência para exercitar alguns hábitos.

Em entrevista ao Business Insider, a psicóloga norte-americana Jeremy Novich listou sete comportamentos que podem te ajudar a encontrar seu próprio ponto de equilíbrio e com isso conquistar uma vida mais saudável. Confira a seguir:

Crie metas inteligentes
Reserve um tempo diário para definir o que você deseja realizar e o que precisa fazer para isso. Utilize um sistema de metas inteligentes, ou seja, proponha objetivos específicos, mensuráveis, realistas e atingíveis dentro daquele período de tempo. Um bom exemplo seria: “Vou fazer um curso de espanhol neste trimestre.”

Gerencie o tempo de forma eficiente
Não há nada pior que acordar já com a sensação de não ter horas suficientes no dia. Por isso, estabelecer uma programação realista pode ser útil. Divida o dia em pedaços, coloque compromissos de trabalho, responsabilidade da vida e atividades de lazer neste cronograma. Você pode utilizar um calendário, uma agenda ou até usar um aplicativo para se organizar.

Faça pausas para se movimentar
Estabelecer pequenos intervalos no dia a dia de trabalho para mexer o corpo pode fazer uma diferença e tanto, principalmente se o seu ofício exige longas horas sentado ou em pé.

Não é preciso horas de exercício. Para se ter uma ideia, um estudo de 2011 indicou que apenas 15 minutos de yoga na cadeira conseguem reduzir sintomas fisiológicos de estresse. Por isso, de vez em quando, dê uma pausa, faça um alongamento e uma pequena caminhada pela casa.

Pratique a atenção plena
Atenção completa ao momento presente, ou o chamado mindfulness pode ser um bom aliado. Reserve uma parte do dia para perceber e aceitar seus sentimentos, pensamentos e sensações.

Estudos indicam que a meditação pode ser particularmente eficaz para reduzir estresse, ansiedade e depressão. Pode até melhorar o foco no trabalho.

Existem muitas formas de praticar a atenção plena, você pode começar por essas três:

1. Concentre-se na respiração e observe todos os músculos e partes do corpo envolvidos neste processo.

2. Sintonize os cinco sentidos para perceber o ambiente ao redor.

3. Ouça música e preste atenção à experiência de escuta.

Desligue-se das telas
Um adulto norte-americano médio passa mais de 10 horas por dia olhando para telas. Ok, parte dessas horas são necessárias para o trabalho, mas passar o tempo livre restante olhando para o telefone ou notebook pode ser um inimigo do bem-estar.

Desligar o telefone pode ajudá-lo a aproveitar o tempo cara a cara com entres queridos, o que pode reduzir o nível de estresse.

Defina limites
Se o seu cronograma de trabalho parece incontrolável, estabeleça limites razoáveis com seu empregador. Essas demarcações podem ser desde pedir avisos prévios para novos projetos até destacar que você está indisponível em certos horários do dia. Não espere a exaustão chegar. Muitas vezes, o seu empregador pode simplesmente não estar ciente da sua carga de trabalho.

Use o seu sistema de apoio
Estar em uma comunidade e pedir ajuda pode torná-lo mais resistente ao estresse. Peça a um amigo para olhar as crianças, converse com um colega sobre um projeto difícil. Cultivar um sistema de apoio torna a vida mais agradável e harmoniosa.

Fonte: Época Negócios

Categorias

Tags

Publicado por: Cleverson Lacerda

Compartilhar