A procrastinação pode ser uma grande inimiga na rotina de equipes de alto desempenho. Afinal, adiar tarefas pode ser extremamente contra produtivo quando se quer potencializar resultados e materializar o propósito organizacional com efetividade.
Uma forma simples de entender a procrastinação é percebê-la como o ato de constantemente adiar tarefas que devem ser realizadas. “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre a intenção e ação”, é o que diz o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, referência no estudo da procrastinação no Canadá.
Para reduzir essa prática, é preciso adotar algumas estratégias fundamentais:
1 – Clarifique o verdadeiro propósito do trabalho
Quando a equipe entende o verdadeiro sentido por trás do seu trabalho, tende a procrastinar menos. Afinal, a equipe compreende que a atividade que deve ser executada é uma forma de servir à uma causa muito maior do que ela.
Quando há um senso de propósito e significado, naturalmente cria-se um senso de urgência pelo impacto positivo que será gerado por meio do que deve ser realizado. Quando a atividade é mecânica e desprovida de sentido, há menos empolgação e consequentemente menos desejo de fazer acontecer.
A conexão com um propósito nobre e profundo é um poderoso aliado no combate à procrastinação. Sem propósito, as equipes são mais propensas a procrastinar. Seres humanos são movidos por sentido e significado, e se não encontram isso em seus trabalhos, acabam sendo menos produtivos e engajados com as atividades que precisam ser executadas.
2 – Conecte as pessoas aos seus pontos fortes
Passamos a maior parte das nossas vidas focando nos nossos pontos fracos, e esquecemos de colocar energia para potencializar nossos pontos fortes. Quando estamos em contato com atividades que nos permitem expressar nossos pontos fortes, tendemos a ter mais interesse em realizá-las.
Quando estamos em contato com atividades e tarefas mais ligadas aos nossos pontos fracos, tendemos a adiar e procrastinar com mais intensidade. Por exemplo, se um profissional tem a criatividade como ponto forte e a análise crítica como ponto fraco, naturalmente vai procrastinar mais as atividades que exigem análise crítica. Porém, se forem atividades ligadas à criatividade, terá muito mais energia para realizá-las.
3 – Desenvolva um plano de engajamento com a liderança
Colaboradores mais engajados tendem a procrastinar menos. Portanto, a liderança precisa compreender os princípios por trás do engajamento das equipes. É necessário implementar estes princípios na prática de forma estruturada, para ampliar o engajamento das equipes de forma intencional e consciente.
Alguns dos princípios essenciais são: plano de reconhecimento, cultura de celebração de resultados, desenvolvimento de relações positivas, construção de campo de confiança e segurança psicológica, escuta ativa e programas de educação corporativa.
Quando a liderança está focada em construir uma cultura de engajamento de forma estratégica, os colaboradores tendem a ampliar seu nível de conexão com o trabalho e consequentemente aumentam sua produtividade em relação às suas atividades.
Ao implementar estas estratégias, você ajudará sua equipe a potencializar resultados e reduzir os níveis de procrastinação.
Lembre-se que este processo é gradual e deve fazer parte do planejamento estratégico da liderança. Afinal, negócios são feitos de pessoas. Quem não sabe cuidar de pessoas, não sabe cuidar de negócios.
Fonte: RH Pra Você