Um novo estudo publicado por um grupo de pesquisadores da West University of Timisoara (Romênia), sugere que fazer pequenas pausas no trabalho pode aumentar o bem-estar e, consequentemente, a produtividade.
Liderada por Patricia Albulescu, a equipe por trás da análise diz que micropausas de até 10 minutos ajudam a reduzir a fadiga e aumentar a energia dos trabalhadores.
Segundo a especialista, quando executamos tarefas diárias e ignoramos nossas necessidades, pode haver consequências, incluindo falta de atenção e erros.
“Ao fazer uma pequena pausa quando sentimos necessidade, podemos notar que novas ideias começam a fluir facilmente, ou conseguimos prestar mais atenção no que estamos fazendo”, explica a pesquisadora no artigo publicado na revista PLOS One. Os dados de sua pesquisa levam em consideração outros 19 artigos sobre o assunto, além de 22 estudos separados e um total de 2.335 participantes.
Os resultados revelaram que as micropausas tiveram um efeito pequeno, mas positivo nos participantes, sugerindo que cerca de 64% do grupo que fez pausas de até 10 minutos teve um desempenho acima da média do grupo que não parou nenhum minuto.
Os pesquisadores também indicam que quanto maior o intervalo, melhor o desempenho posterior. Albulescu ressalta que a cultura de estar “sempre ligado” pode fazer com que as pessoas se sintam pressionadas a continuar trabalhando, mas existem soluções para esse problemas, como promover a autonomia nas tarefas de trabalho e focar na qualidade e não na velocidade.
“Os gerentes podem incentivar esses ambientes em que fazer uma pequena pausa para olhar pela janela por alguns segundos não significa ser preguiçoso”, disse a pesquisadora.
No entanto, não está claro se o estudo também levou em consideração aspectos importantes para o bem-estar, como a ansiedade. Também não ficou claro quantos intervalos de menos de 10 minutos as pessoas devem fazer para tem uma maior produtividade.
Fonte: Época Negócios