Dentre as pessoas que contratam, 70% buscam por líderes que incentivam e ajudam seus funcionários no crescimento pessoal e desenvolvimento de carreira. O estudo da plataforma de empregos Indeed consultou mais de 500 tomadores de decisão no final de 2022 sobre o que eles buscam em uma liderança para fazer parte da sua organização.
Além de ajudar no crescimento do trabalhador, outras habilidades destacadas nas lideranças foram por aqueles que mostram interesse ou preocupação com o bem-estar dos funcionários (61%), que apoiam e promovem ativamente um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo (53% e que sejam bons comunicadores que podem ouvir e compartilhar informações (49%).
A atuação da liderança é fundamental para a construção do ambiente de trabalho e da experiência do funcionário no trabalho. Em um levantamento anterior da Indeed, 52% dos 840 trabalhadores entrevistados esperam ter uma liderança que os incentive a crescer, enquanto 38% esperam que seu líder expresse interesse no seu bem-estar.
“Os trabalhadores não são os únicos que buscam uma liderança mais eficiente, saudável e motivada. As empresas também valorizam isso”, diz Felipe Calbucci, diretor de vendas da Indeed no Brasil.
Confira a lista completa das habilidades em alta na contratação de lideranças:
Incentiva e ajuda os funcionários no crescimento pessoal e desenvolvimento de carreira (70%)
Manifesta interesse ou preocupação com o bem-estar dos funcionários (61%)
Apoia e promove ativamente um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo (53%)
É um bom comunicador que pode ouvir e compartilhar informações (49%)
Possui fortes habilidades de coaching e pode transmitir conhecimento (47%)
Possui fortes habilidades de coaching e pode transmitir conhecimento (38%)
Tem um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e também respeita o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos funcionários (38%) (35%)
Pode capacitar seus colegas e funcionários (35%)
Define critérios de desempenho transparentes e avalia de forma objetiva (34%)
É um especialista na área que gerencia (30%)
É assertivo nas atribuições de trabalho (27%)
Oferece reconhecimento oportuno e regular (24%)
Dá feedback regularmente (16%)
Fonte: Forbes