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Como a inteligência artificial está impactando os cargos de liderança?

Na era das novas tecnologias que estamos vivendo, o uso de IA já é uma realidade em todas os níveis de hierarquia organizacional, passando do C-Suíte até a linha de produção. Através dela está se moldando uma nova forma de como os líderes vem embasando suas decisões. Mas o que é tendência ou aperfeiçoamento no uso de IA em cargos de liderança?

Novos cargos, em uma fase ainda tímida, relacionados em IA surgem em posições extremamente estratégicas, como por exemplo, Chief Data & Analytics Officers, Chief Technology Officer; Chief Data Officer; Chief Inspiration Officer e, mais recente, o Chief Artificial Intelligence Officer. Dentre tantas responsabilidades exigidas as mais comuns cabem a responsabilidade de definir estratégias, construir e manter relacionamentos com todo o ecossistema, gerenciar riscos, implementar e supervisionar projetos em AI.

Embora sejam poucos os cargos relacionados disponíveis no mercado, grande parte dos líderes tem a consciência da importância de ter talentos nessa área. No Brasil, uma pesquisa realizada pela IBM mostra que 41% das empresas já implementaram ativamente a tecnologia. Com isso, percebemos que a IA está amadurecendo praticamente na mesma medida em que sua implementação vai sendo consolidade. Empresas como Amazon, Coca-Cola e Netflix já possuem demandas para este time do alto escalão.

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Gartner, revela que 79% dos estrategistas corporativos veem a IA como essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos. Eles acreditam que mais atividades estratégicas de planejamento e execução também poderiam ser automatizadas. Os estrategistas corporativos disseram que tecnologias como análise, inteligência artificial (IA) e automação serão essenciais para seu sucesso nos próximos dois anos.

A IA está mudando a forma como os líderes preveem resultados

Identificar e mitigar os riscos está no radar dos chefes em AI, que com o auxílio dessa inteligência é possível obter dados analíticos, histórico de informações e computar métodos, o que faz com eles estejam a passos luz da prevenção em antecipação de riscos.

No que diz respeito a números, a IA consegue oferecer o melhor em suporte e recursos para que líderes tomem decisões assertivas. Em um artigo publicado pela Evermonte, se elencou quatro benefícios para os líderes com a ajuda de IA, como: a capacidade de avaliar a relação custo-eficácia e o potencial de ROI; A oportunidade de otimizar a jornada do comprador por meio da análise sustentada do comportamento do consumidor; A chance de reduzir as taxas de rotatividade de clientes; E no espaço para avaliar corretamente a taxa de sucesso das metas definidas.

Quem são os principais líderes digitais no mercado?

Yann Lecun, é vice-presidente e chefe cientista de inteligência artificial (IA) no Meta. Trabalha nas áreas de aprendizado de máquina, visão computacional, robótica móvel e neurociência computacional. É também professor pela Universidade de Nova York. Em 2019 recebeu o importante prêmio Turing por contribuições a computação.

Amos Haggiag, é fundador da Optibus, empresa de tecnologia presente em 2.000 cidades, entre elas Rio de Janeiro, que abriga um dos maiores projetos de mobilidade urbana do país. A empresa se dedica ao um profundo conhecimento de transporte de massa com conhecimentos de matemática e computação.

Cassie Kozyrkov, é cientista de dados e líder no Google, ela destaca que sua missão na empresa é democratizar a Inteligência de Decisão. Projetou o programa de análise do Google, treinando pessoalmente mais de 20.000 Googlers em estatística, tomada de decisões e aprendizado de máquina.

Dr. Kai-Fu Lee, especialista em Inteligência Artificial, é CEO na Sinovation Ventures, empresa líder de capital de risco na China. Atualmente, administramos mais de US$ 2 bilhões em AUM entre quatro fundos em USD e três fundos em RMB no total, e mais de 350 empresas de portfólio em todo o espectro de tecnologia na China. “Nós nos esforçamos para ajudar jovens empreendedores a construir empresas de classe mundial”.

Marcela Vairo, é executiva de vendas de software com mais de 20 anos na Indústria de Tecnologia da Informação. É atual diretora de Data AI Apps e Automação na IBM. É formada em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Negócios pelo Ibmec.

Qual IA está no foco dos líderes executivos?

A IA Generativa reúne um conjunto de informações com capacidade absurdas em uma velocidade significativa e vem contribuindo, principalmente nas áreas de design, cinema, publicidade, jogos e artes. Um exemplo de IA que está em foco dos líderes é o ChatGPT que obteve uma aceitação bem rápida por parte dos executivos.

Ainda de acordo com Gartner, uma pesquisa realizada com 2.500 líderes executivos, sendo que destes, 45% relataram que com a publicidade do ChatGPT os levaram a aumentarem o investimento em inteligência artificial e 79% dos executivos disseram que sua organização está em modo de investigação e exploração em IA generativa.

O equilíbrio entre Inteligência Artificial e a Inteligência Emocional

De fato, os recursos em IA são uma excelente aposta para a transformação digital, mas ao mesmo tempo desafiador para esses líderes. Conforme aumenta o uso desses recursos tecnológicos, será maior a inteligência emocional para liderar as equipes. Ou seja, as características inerentes ao ser humano, como empatia, capacidade comunicativa, solidariedade e espírito de colaboração devem aumentar. A tecnologia está mudando o mundo e as formas de interação entre indivíduos, porém mais do que nunca o ser humano merece atenção.

Fonte: Consumidor Moderno

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Publicado por: Cleverson Lacerda

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