fbpx

Blog

Diferença entre gestão e liderança

Liderança e gestão são palavras que fazem parte do dia a dia de diversas empresas em diferentes segmentos.

Essas funções são tão parecidas que, muitas vezes, as pessoas se confundem ao falar sobre elas. No entanto, cada uma representa um trabalho específico que pode ser exercido nesse tipo de ambiente.

 

Gestão

A gestão é uma parte do trabalho organizacional que está voltada para a efetividade das tarefas. Nela, o gestor atua junto aos colaboradores para distribuir e realizar atividades que estejam ligadas às metas e objetivos da empresa.

Depois de propostos os objetivos, o gestor é responsável por garantir que tudo o que foi planejado seja cumprido dentro dos prazos. Ele faz isso cobrando a execução de cada atividade aos funcionários, o que pode muitas vezes dar a fama de ‘chato’ a quem faz essa função.

O principal objetivo de um gestor é conseguir cumprir os prazos propostos e trazer os resultados que a empresa precisa. Cabe a ele avaliar as tarefas e decidir de que maneira distribuí-las para os colaboradores mais apropriados. Na gestão de um ambiente empresarial, o olhar deve estar voltado para o presente.

 

Liderança

A liderança é diferente da gestão porque não foca na resolução de problemas em curto prazo. O líder faz uma avaliação centrada no bem estar dos colaboradores e na manutenção de um clima organizacional que seja bom para todos.

Enquanto o gestor tem um planejamento de tarefas voltado ao cumprimento de prazos, o líder coloca as pessoas em primeiro lugar. Ele inspira seus colaboradores, conversa com cada um deles para compreender melhor os seus pontos fortes ou fracos e realiza também outras atividades.

Tudo isso aumenta a confiança da equipe no líder e faz com que todos trabalhem melhor em longo prazo. Por esse motivo, muitos afirmam que em um ambiente empresarial, a liderança foca nos resultados que podem vir no futuro.

 

Qual a mais importante: gestão ou liderança?

Muitos podem ser levados a achar que a liderança é melhor ou que a gestão é a maneira ideal de lidar com uma equipe. No entanto, os dois métodos são muito importantes e as empresas não conseguem caminhar sem eles.

Enquanto a liderança está cuidando do bem estar dos funcionários, do clima organizacional e da visão em longo prazo, a gestão se preocupa com o cumprimento de tarefas, metas e prazos que podem trazer resultados muito positivos para o local.

Ambos se complementam e, se usados de maneira equilibrada, podem ser responsáveis pelo sucesso de um ambiente empresarial.

 

A chave é o equilíbrio

Ao atuar em uma empresa, a chave para um bom desempenho é o equilíbrio das duas ações: liderança e gestão.

Se você é gestor e se pergunta como desenvolver melhor a liderança no ambiente de trabalho, passe a ter mais contato com seus colaboradores: converse mais, os ouça e perceba de que maneiras pode tornar o clima organizacional mais satisfatório para todos em longo prazo.

Já se em seu trabalho, você percebeu que dá mais foco para ações de liderança, lembre-se de não ser tentado a deixar a gestão de lado. Reveja as metas da sua empresa, proponha objetivos e trabalhe com os funcionários para que todas as tarefas sejam cumpridas dentro dos prazos estipulados.

Fonte: Catho

Confira outros conteúdos como esse em meu blog! E se você precisa de inspiração, ajuda para manter o foco ou quer conhecer modelos de liderança diferentes, dê uma olhada em meus e-books, eles podem te ajudar!

Categorias

Tags

Publicado por: Cleverson Lacerda

Compartilhar