Disciplina é a qualidade das pessoas que seguem regras e têm uma rotina organizada, priorizando os seus objetivos. Sem ela, as metas se tornam distantes, assim como a motivação para o desenvolvimento e a evolução pessoal e profissional. Se deseja alcançar o sucesso, deve começar construindo uma base sólida e através da disciplina e do empenho.
Continue acompanhando e saiba mais a respeito da importância da disciplina, além de dicas para desenvolvê-la.
Importância da disciplina para alcançar o sucesso
Por mais que existam situações em que o acaso possa trabalhar a nosso favor, gerando a chamada sorte, na maior parte do tempo é através da dedicação e do trabalho que alcançamos nossos objetivos. E a ação sem direcionamento pode se tornar um desperdício de energia, tornando a motivação insustentável em muitos casos.
Quando se tem disciplina, as ações são direcionadas e o indivíduo sabe exatamente o motivo pelo qual está agindo e se dedicando, o que resulta em empenho e tem como consequência o alcance das metas em menos tempo. Trata-se de um ciclo virtuoso, em que quanto mais uma pessoa acredita em si e é disciplinada, mais irá se dedicar e ser bem sucedida.
Por outro lado, quando as ações não são ordenadas, corre-se o risco de ser tomado pelo desânimo, pelo medo de não conseguir e desistir no meio do caminho. Por esse motivo é tão importante ter disciplina, para que o esforço também fortaleça a motivação, a confiança em si mesmo e a vontade de continuar até chegar ao destino desejado.
10 Dicas para ter disciplina e alcançar o sucesso
Se deseja fazer da disciplina parte da sua vida, deve começar por colocar as dicas a seguir em prática. Depois que começar, verá que uma rotina organizada te ajudará não apenas a alcançar seus objetivos, como também a usar seu tempo com mais sabedoria, podendo ter mais momentos de descanso e ao lado da família e amigos, acompanhe.
1 – Defina as metas que deseja alcançar
O primeiro passo para ter mais disciplina é saber quais são as metas que deseja alcançar, incluindo tanto aquelas mais grandiosas e de longo prazo quanto as menores, como ter dias mais produtivos ou se alimentar melhor, por exemplo. Essas metas serão o seu Norte para agir e se dedicar em tudo o que for realizar.
2 – Trace um planejamento
Com a lista de metas em mãos, é hora de se planejar para alcançá-las. Lembrando que o ideal é se dedicar a apenas uma meta grandiosa por vez, para evitar se perder e acabar não conseguindo se concentrar em nenhuma. Pense nas ações que pode ter para atingir cada objetivo e, claro, que estejam dentro da sua realidade e possa realizar de maneira sustentável.
3 – Otimize sua rotina
Observe alguns pontos da sua rotina que podem ser otimizados, como agrupar certas tarefas semelhantes ou resolver coisas em uma mesma área da cidade no mesmo dia para poupar seu tempo. Olhe para a sua programação como um quebra-cabeças e organize as peças para que se encaixem, quanto mais simplificado for o planejamento, mais fácil será cumpri-lo.
4 – Crie obstáculos para evitar tentações
Você pode adotar estratégias para se manter longe de tentações que possam te desviar dos seus objetivos. Se quer evitar gastos desnecessários, por exemplo, evite sair com o cartão de crédito. Se deseja se alimentar de forma mais saudável, procure ter em casa alimentos naturais, evitando ter no armário doces e outros itens mais calóricos. Pequenas estratégias como essas podem te ajudar a se manter firme em direção aos seus objetivos.
5 – Defina recompensas para si mesmo
O ser humano é motivado por recompensas, por mais que alcançar objetivos seja bastante recompensador, pode ser mais desafiador se manter motivado ao longo de todo o processo. Sendo assim, é interessante que defina formas de se recompensar após um dia ou uma semana de dedicação, por exemplo, para renovar as energias e seguir adiante.
6 – Evite querer abraçar o mundo
É preciso destacar que ser disciplinado é dar o seu melhor para realizar o que é possível, sem ultrapassar os limites saudáveis. Querer abraçar o mundo não é uma atitude que se sustenta ao longo do tempo, pois são grandes as chances de não aguentar a grande carga de tarefas a cumprir, portanto, seja realista.
7 – Crie hábitos e rituais
Criar hábitos e rituais é uma ótima forma de se manter motivado para realizar as ações necessárias para alcançar os seus objetivos. Se deseja se exercitar todos os dias de manhã, por exemplo, pode começar a se preparar na noite anterior, separando as roupas que irá usar e preparando previamente os alimentos que irá comer antes de sair de casa. Assim, ao acordar já terá essas etapas realizadas, diminuindo as chances de desistência.
8 – Realize as tarefas mais importantes primeiro
Já ficou comprovado que o dia tende a ser muito mais produtivo quando nos concentramos nas tarefas mais trabalhosas e importantes primeiro. Assim, depois de concluí-las precisamos apenas nos dedicar a atividades mais simples e que requerem menos energia.
9 – Reconheça seu esforço e seja grato
Evite cobrar muito de si mesmo, saiba reconhecer os seus esforços, aprenda com os seus erros e seja grato por cada evolução que tenha alcançado, por menor que seja é um passo em direção ao seu objetivo. Quanto mais agradecer, maior será o foco que dará para as coisas boas e isso é ótimo para fortalecer a motivação.
10 – Seja gentil consigo mesmo
Lembre-se de que ser disciplinado não é sinônimo de ser rígido demais consigo mesmo. Concentre-se em fazer o melhor que puder, respeitando os seus limites e evitando desviar dos seus objetivos por pressões externas. Por mais outras pessoas possam compartilhar sugestões que agreguem, no final das contas, as decisões devem ser sempre suas, baseadas no que acredita e deseja para sua vida.
Disciplina é sinônimo de liberdade, é ter controle sobre si mesmo, suas ações e seu tempo. Experimente e nunca mais irá desejar viver de outra maneira. Aproveite para deixar seu comentário abaixo, contando sobre o quanto é uma pessoa disciplinada e o quanto precisa evoluir nesse quesito.
Fonte: IBC Coaching