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Ferramentas de gestão de pessoas: 5 estratégias para liderar

O mundo corporativo passou por grandes mudanças nestas últimas décadas, e uma das mais importantes foi a evolução e revolução do ambiente de trabalho.

Uma das grandes descobertas foi a de que gerir pessoas de forma saudável, produtiva e adequada agrega valor para a empresa, para o ambiente de trabalho, para os profissionais e os resultados práticos são vistos diariamente.

Com essa evolução foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas no ambiente de trabalho. Gestores, líderes e profissionais do setor de RH de empresas se debruçam dia após dia para alcançar ambientes cada vez mais benéficos e férteis dentro de uma perspectiva produtiva.

1 – Engajar pessoas motiva ambiente de trabalho

A primeira estratégia que todo gestor deve se atentar, refere-se ao engajamento de pessoas. Se utilizar de ferramentas que motivam equipes e que engajam colaboradores torna o ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e os resultados são vistos de modo mais satisfatório.

Mas como engajar pessoas no ambiente de trabalho? A primeira ação deve acontecer exatamente no processo de admissão, onde o gestor deve procurar pessoas já com perfis motivados e que se adequem aos valores da empresa.

Além desse pontapé inicial, ofereça sempre um ambiente estimulante, que faça os colaboradores saírem de suas zonas de conforto, promovendo uma atmosfera onde as pessoas sejam valorizadas.

Valorize os esforços de seus colaboradores, de forma individual, com feedbacks individualizados e completos, e desenvolva um trabalho de liderança em conformidade com a contemporaneidade, sem ficar engessado ao passado.

2 – Entendendo o perfil de seus colaboradores

Entender o perfil de um colaborador permite que o líder escolha a pessoa certa para o cargo certo. E o que é importante nesta linha de raciocínio? Bem, a pessoa certa no cargo certo une o produtivo ao prazeroso. Teremos uma produtividade muito maior, pois as habilidades vistas no colaborador preenchem as lacunas que aquela atividade exige.

E há um prazer mais evidente, pois teremos um colaborador eficiente e motivado por estar na área que possui mais habilidades e onde estas habilidades se sobressairão na dinâmica de trabalho.

Porém, essa relação que envolve pessoa e cargo é um pouco mais complexa, tornando importante o trabalho do líder de observar dentro do perfil profissional do colaborador, traços comportamentais desejados pela empresa. O ideal é agregar à equipe um colaborador equilibrado, que respeite, valorize e compartilhe dos valores da empresa, e que esteja motivado com os novos desafios.

3 – Plano de carreira

Não há nada mais motivador que um funcionário perceber desde os momentos iniciais na empresa que há um caminho que ele pode percorrer, com promoções, evoluções salariais, desafios e crescimento profissional.

Construa no ambiente de trabalho uma atmosfera que alimente esse desejo de todo colaborador em crescer e um dia se transformar em um líder.

Ter um plano de carreira vai apresentar para a sua equipe e para os seus colaboradores a possibilidade de crescimento a curto, médio e longo prazo, criando um clima de motivação individual e de equipe em benefício deles e da empresa.

4 – Promova o conhecimento

Sim, crie no ambiente de trabalho estratégias e ações que visem promover e incentivar a busca por conhecimento, seja geral ou específico.

Incentive seus colaboradores a fazerem cursos de especialização e ofereça benefícios para que eles se especializem sempre. Crie condições para que seus funcionários tenham tempo para estudar e assim crescerem cada vez mais em suas respectivas áreas de atuação.

Produza cursos, seminários, Webinar, e muitas outras ações que visem agregar conhecimento para a sua equipe e para os seus colaboradores individualmente. Observe atentamente o engajamento que esses colaboradores terão com as ações de incentivo ao conhecimento.

Conseguir captar as pessoas certas para um cargo ou para a empresa envolve perceber a vontade que cada um possui com o conhecimento.

5 – Desenvolva a cultura de retenção de talentos

Toda empresa deseja ter em seu quadro de funcionários pessoas talentosas e acima da média. Se você já possui no seu grupo de trabalho pessoas com este perfil, então chegou o momento de elaborar estratégias para retenção de talentos, ferramenta primordial para que uma empresa seja bem sucedida no mundo corporativo.

Valorize seus talentos, não hesite em fornecer todas as condições para que ele tenha ânimo em trabalhar na empresa, para que ele esteja diariamente motivado a fazer o seu trabalho da melhor forma.

Essa valorização acontece através de uma promoção, através de aumento salarial, através de um plano de carreira especial, através de bônus, que não precisa ser financeiro, podendo ser uma viagem, momentos de folga e incentivo ao lazer.

É trabalho para o líder reter os melhores quadros de uma empresa, e se o seu trabalho fracassar, certamente uma empresa concorrente sairá vitoriosa deste embate.

Utilizar ferramentas de gestão de pessoas é uma ação fundamental no mundo corporativo, e qualquer empresa que pense em ganhar terreno na selva chamada capitalismo, deve investir nessa estratégia.

Absorver conhecimentos como este aqui, bem como entender os passos para se ter uma equipe de alta performance e os desafios que cada empresa possui na gestão de pessoas é um dos pilares estratégicos da boa gestão, pressuposto para qualquer empresa ser bem sucedida.

Fonte: Trecsson Business School

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Publicado por: Cleverson Lacerda

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