fbpx

Blog

Gestão e Carreira: você está feliz profissionalmente?

Durante a minha carreira já vi muita gente e atendi muitos clientes trabalhando no automático. Acorda, toma café, vai ao trabalho, toma mais café, retorna pra casa, dorme, acorda e volta à rotina. Os anos passam e continua o mesmo padrão. Já percebeu o quanto essas pessoas desgostam da vida mais rápido que o normal?

E quando eu pergunto: qual o sentido dessa rotina automática pra você? “Ah eu faço o que tenho que fazer” ou “ah foi o que apareceu, né?”. E lá se vai o brilho nos olhos. Esses são sintomas claros do que eu costumo chamar de infelicidade profissional.

O que eu vejo não é exatamente uma frustração, parece mais uma acomodação diante da carreira. Aceitou o que apareceu e se bastou com isso.

Antes de tudo você precisa de resiliência e determinação para mudar o próprio cenário profissional. Aqueles que esperam sentados por uma oportunidade, vão continuar esperando. Já aqueles que querem dar a volta por cima, precisam se empenhar para mudar a própria realidade.

Aqui vão as minhas três dicas para lidar com a INFELICIDADE PROFISSIONAL:

Identifique se a sua insatisfação é com a sua carreira ou com o seu trabalho atual. Isso pode fazer toda a diferença numa tomada de decisão e qual será o seu próximo passo.

Se você está insatisfeito(a) com a carreira, procure descobrir o que você tem que fazer para criar uma nova oportunidade.

Se ainda não experimentou outro trabalho dentro do seu ramo de atividade, está na hora de você ampliar o horizonte da atuação profissional.

O importante é se movimentar. Se você descobriu que escolheu a carreira errada, faça um planejamento para fazer uma transição profissional. Se você percebeu que essa infelicidade está no lugar onde você trabalha ou no cargo que você ocupa, procure se organizar para mudar de empresa ou de cargo.

Fazer mudanças profissionais não é nada fácil, mas é possível. É uma questão de se organizar e o quanto antes você começar a se movimentar, melhor.

Fonte: Ibahia / Cristiano Saback

Categorias

Tags

Publicado por: Cleverson Lacerda

Compartilhar