Liderança positiva é um conjunto de práticas e estratégias para líderes com o objetivo de incentivar o melhor de cada liderado, em busca do aperfeiçoamento de seus pontos fortes.
O intuito principal da liderança positiva é aumentar o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados da empresa.
Esse tipo de liderança valoriza principalmente as competências, potencialidades, experiências e resultados da equipe.
Em Liderança positiva: para atingir resultados excepcionais (Editora Évora), Gilberto Guimarães afirma que a liderança positiva enfatiza tudo aquilo que valoriza os indivíduos e as organizações.
Segundo o autor, ela surgiu como resposta às demandas de empresas modernas.
“Ela veio para criar novas formas e alternativas, contribuindo para que gestores de pessoas liderem suas equipes na busca de resultados com performances extraordinárias”, explica.
A liderança positiva baseia-se nos conceitos da Psicologia Positiva, criada pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman.
Essa área encara as emoções positivas como base para a felicidade, de modo que o indivíduo obtenha um padrão de pensamento positivo.
Logo, esse tipo de liderança busca enfatizar os bons aspectos em cada liderado.
Mas isso não significa que ela ignora os tópicos negativos nas empresas.
“Na maioria das vezes, as pessoas apresentam dificuldades em manter uma atuação extraordinária, mas ótimos desempenhos podem ser conseguidos pela necessidade de sobrepujar amplos obstáculos”, destaca Guimarães.
Os Princípios da Liderança Positiva
A liderança positiva tem alguns princípios básicos com o objetivo de tornar a empresa um local muito mais amistoso e agradável para todos.
Conheça agora:
Gestão do clima
O ambiente de trabalho deve ter um clima positivo, com foco na confiança, reconhecimento, alegria, perdão e aceitação das diferenças.
Todos esses sentimentos bons farão com que os colaboradores se sintam muito mais motivados e produtivos e engajados pela missão da empresa.
Relacionamentos positivos
Uma equipe forte é aquela em que seus membros têm um bom relacionamento e colaboram uns com os outros para o sucesso das tarefas e projetos.
Por isso mesmo cuidar da qualidade das relações interpessoais impacta diretamente nos resultados positivos de todos.
Comunicação assertiva
Fator fundamental para o sucesso de toda empresa, a boa comunicação deve ser amplamente difundida.
Quando o líder deixa claro aos seus funcionários as informações que lhe são pertinentes, o que espera de cada um deles e dá suporte a que realizem seu trabalho e alcancem suas metas, os resultados são muito melhores.
Valorização profissional
Cada profissional deve saber qual a sua importância dentro da organização e o seu valor para ela, pois, dessa forma, eles se sentirão muito mais motivados a evoluir, produzir e melhorar cada vez mais.
Portanto, fazer uma gestão humanizada e que valoriza as competências, qualidades, experiências e resultados da equipe é essencial.
Comportamentos de um Líder Positivo
Para ser um líder positivo eficaz, existem sete comportamentos que você deverá incorporar à sua caixa de ferramentas:
1. Autoconsciência (pedir feedback);
2. Transparência relacional (ter uma filosofia de liderança clara);
3. Processamento balanceado (usando escuta ativa);
4. Comportamento ético (seguindo o que você diz que vai fazer);
5. Confiabilidade (tratar os outros com respeito e manter sua palavra);
6. Suporte (dando apreço e apoio aos seguidores);
7. Capacitação (dando a seus seguidores liberdade e escolha).
Implementando esses sete comportamentos positivos em sua liderança diária e você verá uma melhora significativa no desempenho dos seguidores, no clima organizacional e no moral.
Fonte: Otimiza