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Por que a ética profissional é tão importante no ambiente corporativo?

Derivada do grego ethike, cujo significado se relaciona ao termo “costumes”, o dicionário define a palavra ética como “conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para um comportamento exemplar”. 

Assim é a ética profissional. Ela é o resultado de uma cultura empresarial que se baseia no bem-estar do grupo, alcance de resultados, respeito mútuo e outros comportamentos exclusivos daquela organização.

O que é ética profissional?

A ética é uma parte da Filosofia que tem o propósito de estudar aquilo que é bom ou mau, certo ou errado nas relações humanas. Ela serve como base e determina padrões de comportamento moral — seja de um indivíduo ou um grupo de pessoas.

Trazendo a discussão para o mundo corporativo, a forma como nos relacionamos é um fator decisivo para a saúde da organização e o relacionamento entre:

  • empresa e candidatos a uma vaga de emprego;
  • empresa e colaboradores;
  • empresa e fornecedores;
  • empresa e clientes;
  • empresa e sociedade.

A ética profissional sustenta todas essas relações, mas não adianta só tentar empregar esses princípios no dia a dia do colaborador, indicando a forma que ele deve se comportar.

É obrigação das corporações aplicar esse conceito por meio de estratégias, posicionamentos e da comunicação organizacional. O objetivo é melhorar e otimizar o ambiente de trabalho, e a prestação dos serviços.

Por que a ética profissional é tão importante?

De modo geral, o código de ética profissional é elaborado para garantir que os colaboradores se comportem de maneira respeitosa uns com os outros. Ele também deixa claro aos fornecedores, terceirizados, clientes e demais parceiros comerciais o seu modo de agir e a postura esperada de cada um deles.

No geral, o propósito é construir um relacionamento duradouro e pautado na confiança. Por esse motivo, não se trata só de estabelecer regras, mas de enviar a mesma mensagem para toda a sua rede de relacionamentos.

Por falar em regras, é importante mencionar que elas também têm consequências quando violadas. Dito isso, o código de ética profissional é importante por estabelecer relações saudáveis internamente e externamente. Além disso, é uma forma de declarar para o mercado os seus valores, compromissos e políticas.

Como incentivar a ética profissional na empresa?

Empresas que constroem relações com postura mais transparente, humana e correta proporcionam ao colaborador e aos clientes o sentimento de responsabilidade e confiança.

Com conexões desenvolvidas com qualidade, o processo de incentivo da ética profissional aos colaboradores se torna orgânico. Mas, para que as relações éticas atinjam esse patamar, é importante estar atento a algumas questões consideráveis.

Toda organização é constituída por pessoas. Portanto, é importante que ela padronize as relações, comunicando com nitidez a postura que espera dos seus colaboradores e parceiros de negócios.

Uma boa dica é a criação do código de ética interno que evidencia os valores da instituição e suas regras de conduta propriamente ditas. Dessa forma, todos aqueles que se relacionam estarão cientes daquilo que é esperado.

Fonte: Catho

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Publicado por: Cleverson Lacerda

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