Na maioria das vezes, o conceito de inovação é confundido com o de criar algo revolucionário e nunca visto antes, mas inovar não precisa significar isso, pelo contrário, esse conceito está mais atrelado à capacidade do gestor em transformar uma situação existente, seja ela adversa ou não, em uma oportunidade de melhoramento de um processo tanto para crescimento de si próprio quanto da equipe ou empresa que lidera.
Seja para uma startup ou para uma empresa já consolidada no mercado, esse conceito precisa estar na mente do empreendedor que pretende acompanhar as constantes mudanças do mundo que o cerca.
Dicas de liderança e inovação:
Confie nas novas ideias e arrisque-se!
Inovação não combina com suposições, cabe a liderança inovadora desafiar as suposições dos funcionários, filtrando as ideias propostas por eles e tirando o melhor proveito delas. Encoraje sua equipe a imaginar sempre o melhor caminho experimentando novas possibilidades.
Desenvolva empatia pelo cliente final
Uma liderança inovadora precisa buscar entender o problema do cliente final e de que maneira o produto ou serviço oferecido pela sua empresa pode ajudar a resolvê-lo. É preciso ouvir atentamente o que esse cliente deseja realizar, que situações adversas enfrentam e como sua empresa pode achar uma solução.
Pense de forma proativa
Pratique a criatividade encorajadora nas pessoas ao seu redor
Isso pode ser trabalhado de muitas formas em uma organização: mapa mental, brainstorm (para explorar a potencialidade criativa da sua equipe), reuniões descontraídas. Um líder inovador busca fomentar e encorajar o pensamento criativo entre os membros da sua equipe. E esse exercício não deve ser feito apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida social. Pratique a criatividade encorajadora nas pessoas ao seu redor. Faça elogios por suas sugestões e com certeza você verá mais delas aparecerem.
Aprenda a vender novas ideias dentro da empresa
O surgimento de uma ideia inovadora geralmente pode trazer muita resistência não apenas por parte dos cargos de decisão, mas dos próprios membros da equipe que já estão muito acostumados com processos que já estão dando certo e que se apegam àquela máxima de que em time que está ganhando não se mexe. Nesse sentido, a responsabilidade da liderança inovadora será quebrar essas objeções e vender a inovação dentro da própria empresa.
Fonte: G1