A proatividade no trabalho é uma competência muito bem-vinda no mercado de trabalho. Cada vez mais, as empresas querem profissionais proativos em suas equipes.
O que significa proatividade no trabalho?
A proatividade no trabalho é considerada uma das habilidades mais importantes, pois permite antecipar eventos e problemas.
Ao criar relacionamentos com outros membros da equipe, construir boas estratégias e agir de forma coordenada, uma pessoa proativa será capaz de desenvolver um projeto ou um plano sem precisar de estímulos externos.
Exemplos do que é ser proativo no trabalho
Um profissional com proatividade – ou profissional proativo – é aquele que toma a iniciativa para evitar ou resolver problemas. É o que pensa por conta própria e consegue tomar pequenas decisões do dia a dia que podem ter um bom impacto sobre os resultados de sua área ou de sua empresa como um todo.
Um profissional proativo também não espera que digam o que deve ser feito. Ele mesmo é capaz de avaliar o que precisa fazer para realizar suas entregas da melhor forma possível.
Como se tornar uma pessoa proativa no trabalho?
Se você tem consciência de que não é exatamente um profissional forte em proatividade no trabalho, há uma boa notícia. Existe um treino para desenvolver essa competência comportamental.
O primeiro passo para isso é querer mudar seu comportamento. Para tanto, é preciso estar aberto para receber feedbacks e começar a treinar a mudança de atitude no dia a dia, quando estiver diante dos problemas.
Para guiar essa mudança, Rangel cita algumas questões que podem servir como um primeiro passo para quem quer se tornar proativo. Segundo ele, diante de uma situação-problema a pessoa deve fazer as seguintes perguntas e escrever a resposta em uma folha de papel:
- Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?
- Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima da situação? (vitimização)
- Culpar o outro ajuda a resolver?
- Como você pode contribuir para melhorar a situação?
- Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação você se responsabilizaria pelo que?
As respostas para estas perguntas ajudam a identificar como você pode agir e que ações pode tomar para dar solução ao problema ou pelo menos resolvê-lo em parte.
Como mostrar proatividade em processos seletivos?
Durante um processo seletivo, você pode utilizar algumas técnicas e características de uma pessoa proativa para demonstrar que é um profissional desse nível. Vamos ver alguns exemplos de proatividade.
1. No início da seleção
Vale a pena, por exemplo, conversar com os entrevistadores sobre cada etapa, propor alternativas sempre que houver um possível impasse de horários, remanejamentos de datas e outros pequenos problemas que possam surgir durante o processo.
2. Na entrevista
Neste momento, você pode relatar realizações, citar as ações que desenvolveu para solucionar os problemas.
Outra boa maneira de demonstrar esta característica é “inverter” a entrevista. Isso é, você passar a fazer perguntas sobre as questões que mais preocupam o gestor, como quais os problemas mais críticos a serem resolvidos, quais as prioridades etc. “Perguntas desse tipo farão o gestor refletir e perceber que o entrevistado tem interesse em conhecer os problemas e está disposto a resolvê-los”, diz Rangel. “Sem dúvida será uma entrevista diferenciada.”
3. Na dinâmica de grupo
Há várias formas de demonstrar proatividade em uma dinâmica de grupo. Às vezes as atitudes são mais simples do que você imagina. “Por exemplo, se alguém presente reclamar que o ar está muito frio, em vez de concordar e também reclamar, o proativo se levanta e regula o termostato do ar condicionado”, afirma o coach.
Mais exemplos? Se for solicitado que um dos candidatos se prontifique a exercer um papel na dinâmica, o proativo já se apresenta querendo contribuir para que o processo transcorra bem. “São atitudes simples, mas muito observadas e valorizadas, porque sinalizam que o candidato tem iniciativa e busca soluções rápidas”, diz ele.
4. No currículo
Não é fácil demonstrar proatividade no currículo, mas você pode tentar fazer isso no resumo das suas atividades, quando apontar atitudes ou ideias que você teve e de alguma forma trouxeram resultados positivos.
Mas atenção: o que Rangel NÃO recomenda é colocar a expressão “proativo” no currículo. “É uma característica muito subjetiva, percebida e julgada pelo outro e não pela própria pessoa”, justifica.
Como desenvolver a proatividade no trabalho?
Para desenvolver proatividade no trabalho, a coach Elisangela Lima tem algumas recomendações. São elas:
- Tenha clareza dos seus objetivos para guiar suas decisões;
- Saiba qual seu papel na empresa – o que você deve entregar, o que esperam de você;
- Conheça o escopo do seu trabalho e quais as evidências de sucesso no seu papel;
- Conheça os seus limites e saiba com clareza até onde você pode ir;
- Não pare de buscar novas ideias e soluções;
- Coloque ação na sua rotina (ou a proatividade não vai sair do plano das ideias).
Fonte: Vagas.com
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