As empresas podem perder grandes talentos justamente por não aplicarem as técnicas corretas e não realizarem o feedback em tempo hábil. Isso porque o feedback é o grande responsável por alinhar expectativas e elevar a qualidade do trabalho.
Por exemplo, um colaborar está desagradando seu gestor por alguns erros no desempenho de sua função. Após determinado período, ele é demitido por não ter correspondido às expectativas.
Entretanto, o colaborador nem estava ciente de que cometia tais erros e que seu líder estava descontente. Então quem perdeu nessa situação, empresa ou colaborador? A resposta certa é: ambos.
Sem dúvidas, toda vez que um colaborador é demitido em um caso similar ao do exemplo, a organização também perde. De tal forma que a expectativa gerada pela nova contratação vai por água abaixo, sem contar todo o treinamento dispensado sobre o novo contratado.
Tudo isso foi desperdiçado pela inexistência do feedback para esse trabalhador, que poderia ser um grande talento se recebesse o retorno devido no momento certo.
De fato, por natureza não temos o hábito de “dar retorno”, principalmente sobre algum ponto negativo. Até porque é mais fácil dar e receber elogios do que discutir sobre questões que precisam ser melhoradas.
Porém, esse exemplo mostra como a aplicação do feedback é essencial não só para o desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais dos colaboradores, como também para os gestores e organização.
A cultura de feedback melhora o relacionamento entre as pessoas do time, o clima organizacional, a retenção de talentos e a satisfação das pessoas com a empresa, já que é um termômetro para medir o que está bom e o que precisa melhorar na visão dos clientes internos.
De fato, é preciso encarar o feedback como uma oportunidade de conhecer a verdade para tornar profissionais e organizações melhores.
Fonte: Mereo
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