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Como as Falhas de Comunicação Podem Prejudicar o Desenvolvimento Organizacional da Empresa?

Uma falha de comunicação pode ser considerada um problema pequeno para algumas pessoas. Mas, na verdade, esse erro pode prejudicar o desenvolvimento organizacional de uma empresa, devido a desentendimentos entre os funcionários e perdas de oportunidades de negócio.

Entenda com mais detalhes a seguir!

Desentendimentos entre colaboradores

Falhas de comunicação podem ocasionar desentendimentos entre colaboradores. Imagine que uma equipe está elaborando um projeto: se o gerente não fornecer clareza nas tarefas atribuídas, dois colaboradores podem interpretar suas responsabilidades de maneira diferente, o que pode levar a conflitos, ineficiência e frustração, prejudicando o resultado.

Assim, a ausência de informações claras cria espaço para mal-entendidos e expectativas não alinhadas, destacando como a comunicação inadequada pode minar a coesão da equipe e afetar negativamente o desempenho e o resultado das entregas da empresa.

Perda de oportunidades de negócios

A falta de alinhamento na comunicação pode trazer para a empresa perdas de oportunidades de negócios em diversos cenários diferentes. Para exemplificar, se, por desconhecimento, um funcionário não repassa ao cliente todos os serviços que a empresa oferece, há a chance de uma perda de venda.

Uma pesquisa realizada com 403 executivos dos Estados Unidos demonstrou que 44% deles identificaram problemas de comunicação como o fator responsável por atrasos ou falhas na finalização de projetos. Também, 18% relataram que tais falhas tiveram como consequência uma diminuição nas vendas.

Além disso, uma comunicação ruim pode ocasionar desentendimentos com os parceiros comerciais e, consequentemente, enfraquecer as relações. Tais exemplos demonstram como a falha de comunicação pode afetar a capacidade de uma empresa de identificar, abordar e aproveitar oportunidades de negócios, levando à perda de receita e crescimento.

Reputação danificada

Outro risco de uma comunicação falha é prejudicar a reputação de uma empresa. Situações como encaminhamento de mensagens sensíveis em canais inadequados, comentários públicos em redes sociais e compartilhamento de informações imprecisas podem gerar crises para o negócio.

Preservar a reputação da empresa é importante por diversas razões, principalmente para atrair e manter talentos, já que 70% dos profissionais levam essa questão em consideração ao aceitar uma vaga de emprego, segundo estudo da Infojobs.

Fonte: Pontotel

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Publicado por: Cleverson Lacerda

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