fbpx

Blog

Como liderar diferentes gerações no ambiente de trabalho?

O respeito aos processos ou a criatividade sem barreira? Seriedade nas entregas ou informalidade na comunicação? Muitas empresas consideram que um dos seus maiores desafios é conseguir boas interações entre colaboradores de gerações distantes.

Segundo dados do “Panorama de Sentimentos das Lideranças” produzido pela escola corporativa SPUTNik, 79% dos líderes sentem dificuldade em conduzir profissionais de diferentes gerações.

“Ao abraçar a diversidade geracional, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais dinâmico, inovador e adaptável”, afirma Fábio Salomon, sócio da BRAVA Executive Search, empresa especializada em recrutamento.

E isso é fácil de perceber. Quanto mais próximas as gerações, aumentam as chances das linguagens e das conexões se estabelecerem mais rápido.

O maior ganho fica pela diversidade de perspectivas e transferências de conhecimento.

Por isso, muitas vezes percebe-se um movimento do mercado em empregar gerações mais novas pela simplificação de burocracias e pela oportunidade em aumentar a aceitação. Mas isso nem sempre acontece.

EXEMPLO

Há bons exemplos de gerações diferentes criando projetos de qualidade. No mercado de tecnologia, por exemplo, a Nasa é famosa por grandes cientistas que estão lá há algumas décadas ao mesmo tempo que emprega jovens inovadores saídos das faculdades.

Há redes de varejo e até parque de diversões contratando idosos como atendentes e colocando mais jovens na chefia.

“Tornar-se-ão líderes, aqueles que realmente compreenderem o quão grande é o ecossistema ao qual estão inseridos. Que compreenderem também o seu papel de uma forma mais macro e que desenvolverem uma visão de maior alcance com empatia e a força de aceitarem a responsabilidade”, diz Herbert Camilo, sócio fundador e CEO da Anttecipe.com, empresa que atua no ramo de antecipação de crédito judicial.

Quais são os benefícios da conexão entre gerações?

Está entre os principais ganhos de possuir equipes e empresas mais plurais no quesito geracional o aumento da empatia e da compreensão das diferenças.

Por quê: fica mais fácil de reduzir os estigmas e estereótipos e entender com profundidade as dores de pessoas com perfis diferentes. Amplia-se o olhar atentando-se aos valores, como diversidade, inclusão.

Como construir uma cultura de aprendizado entre as gerações

  • Construa uma cultura de aprendizado contínuo através da mentoria reversa.
    “Os colaboradores mais experientes podem compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, enquanto os mais jovens podem trazer conhecimentos atualizados, especialmente em tecnologia e tendências recentes”, afirma Salomon.

Melhore a comunicação, desenvolva a criatividade e fomente projetos inovadores.

  • Crie fóruns, debates, apresentações internas de compartilhamento de conteúdo e canais internos de comunicação interna que exaltem a história e dicas de aplicações são muito bem-vindas.

Você notará também um aumento da competitividade, de forma bastante saudável. Não é que cada trabalhador defenderá apenas a sua forma de pensar, mas naturalmente os programas serão mais ricos de ideias e construções por conta da diferença de gerações.

E pode beneficiar a retenção de talentos, não só pela idade, mas de fato por sua contribuição, e o desenvolvimento de liderança mais cuidadosas e respeitosas.

“Mais do que nunca devemos nos flexibilizar para novas possibilidades de desenvolver nossos trabalhos de forma mais eficiente, criativa, preservando sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Devemos estar abertos para as novas tecnologias, sermos mais criativos, inovadores e empáticos”, conta Herbert Camilo.

Por que importa?

Será cada vez mais comum encontrar essa diferença geracional. Com a nova forma de conduzir carreira e vida pessoal, jovens cada vez mais cedo estão construindo suas carreiras digitalmente e atingindo milhares de outros jovens com suas opiniões.

Por isso, é preciso formar líderes e liderados conscientes de seus propósitos, com valores sempre humanos, força de vontade e dedicação.

Em um mundo corporativo em que cada vez se fala mais sobre inclusão, saber equilibrar as gerações será favorável para toda a cadeia.

“O trabalho conjunto de diferentes gerações pode aumentar a compreensão mútua e reduzir estereótipos etários, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso. Diferentes gerações trazem pontos de vista variados, o que pode enriquecer a tomada de decisões e a resolução de problemas”, garante Salomon.

Fonte: Startse

Gostou deste conteúdo e gostaria de mais insights sobre liderança? Continue acompanhando o meu portal ou confira as minhas redes sociais!

Categorias

Tags

Publicado por: Cleverson Lacerda

Compartilhar