fbpx

Blog

Conheça 4 tipos de liderança existentes e a sua importância para gerar resultados.

Há quem diga que chefe é tudo igual, só muda o nome e a empresa. No entanto, no mundo corporativo, podemos encontrar diversos estilos diferentes de lideranças e que impactam diretamente nas relações entre o grupo e a produtividade das empresas.

Podemos definir liderança como:

  • Comandar;
  • Orientar;
  • Incentivar;
  • Motivar;
  • Corrigir;

Assim, a busca do líder em um ambiente corporativo é promover o cumprimento das metas, encontrando maneiras de desenvolver os processos e fazer a empresa crescer. Mas para que isso aconteça é preciso ter uma equipe motivada e competente. E mais do que isso, é preciso saber conduzir essa equipe na busca por resultados.

Veja abaixo os tipos de liderança e qual a importância de cada uma no ambiente corporativo:

Liderança Autocrática

A liderança autocrática é um tipo de liderança em que o foco está no chefe. O líder é quem determina as tarefas, companheiros de trabalho, metas, etc. Ou seja, o poder é centralizado na figura do líder e ele tem autonomia nas decisões.

É um estilo de liderança rígido. Ele espera que os colaboradores façam exatamente o que está na regra. Por isso, é considerado um dominador. Esse tipo de liderança tem como foco a eficiência e o resultado, dando pouca ou quase nenhuma abertura para opiniões, sugestões de melhorias, criatividade, etc.

Sendo assim, ele pode ser importante em alguns ambientes empresariais em que a regra precisa ser seguida à risca. No entanto, ele se torna ineficaz em ambientes nos quais haja necessidade de criatividade.

Liderança Democrática

O líder democrático é o oposto do autocrático. As ideias e as diretrizes da empresa são discutidas em grupo e todos os membros da equipe têm liberdade para expressar suas opiniões e ideias.

Com o líder democrático, a divisão de tarefas fica a critério do grupo, há uma grande liberdade de escolha e as pessoas são estimuladas a darem o seu melhor pela empresa. O líder democrático também briga constantemente para que a equipe seja reconhecida e valorizada pelo seu trabalho.

O foco do líder democrático está no bem-estar coletivo. Como vantagem desse tipo de liderança, podemos citar o menor índice de turnover e maior retenção de talentos nas empresas. Como desvantagem, pode haver a falta de autoridade.

Liderança Liberal

Esse tipo de liderança se caracteriza pela total liberdade a equipe. Ou seja, são os próprios membros da equipe que decidem quais as melhores ações para a empresa se desenvolver. Dessa forma, a própria equipe faz uma autogestão das tarefas, sem necessidade de supervisão para garantir a execução do trabalho.

Os profissionais têm autonomia e liberdade para decidir, pois o líder tem total confiança em sua equipe. No entanto, esse tipo de liderança pode ser um tanto perigoso, visto que os profissionais podem relaxar, perder o senso de autoridade, comprometer os resultados, entre outras situações ruins para o crescimento da empresa.

Liderança Coach

O líder coach tem o foco nas pessoas e nos resultados da empresa. Ou seja, eles não priorizam somente os resultados de uma organização, mas também trabalham para encontrar possibilidades de evolução para os seus liderados.

O líder coach colabora para que os liderados encontrem novas habilidades, desenvolvam suas competências e busquem soluções. Assim, ele mostra o caminho para o crescimento dos seus liderados e contribui para o crescimento da corporação. Ou seja, o líder coach tem um papel transformador dentro da organização. Seu objetivo é extrair o potencial de cada colaborador de modo a incentivá-los a crescer e gerar resultados para a empresa.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das estratégias e conteúdos atuais sobre o mundo empresarial.

Categorias

Tags

Publicado por: Cleverson Lacerda

Compartilhar

Anterior
Próximo